quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Introdução à Estatística



Na Matemática, chamamos de Estatística a área de estudo que se preocupa com a coleta, organização, análise interpretação e apresentação de dados. Tais informações são necessárias muitas vezes para se compreender um determinado fenômeno seja ele natural ou social, por exemplo, a análise do crescimento populacional de uma cidade, ou até mesmo o acompanhamento médico no crescimento de um bebê no útero da mãe, podem ser analisados de forma estatística para assim ser tomada alguma decisão ou se retirar alguma conclusão sobre a pesquisa que está sendo feita.  Veremos alguns conceitos básicos que podemos introduzir no estudo da Estatística. Veja:

População: Chamamos de população, o conjunto total de pessoas ou objetos que se está estudando em uma determinada pesquisa.

Amostra: Chamamos de amostra um subconjunto da População que esta sendo estuda, ou seja um conjunto menor para se fazer a análise e assim ter uma ideia do todo.

Podemos citar como exemplo de população e amostra uma pesquisa sobre a opinião politica de uma cidade acerca de um candidato, se considerarmos uma população com 58.000 habitantes, uma amostra será uma fração, ou seja, uma parte desse conjunto maior, onde podemos tomar 5.000 habitantes apenas para se fazer uma pesquisa. Isso é o que difere a ideia de pesquisa estatística e sendo populacional no qual o senso procura coletar a informação de todas as pessoas ou objetos da pesquisa.

Individuo e Objeto: chamamos de individuo quando a pesquisa é feita especificamente com pessoas, de forma a coletar a opinião de uma amostra de pessoas de uma população, já que objeto são outros elementos distintos como por exemplo uma pesquisa para classificar o veículo que possui uma melhor autonomia, cada veículo será um objeto da pesquisa.

Variável: Chamamos de variável ou variáveis o conjunto de características do individuo ou do objeto de pesquisa. porém estas variáveis podem ser classificadas como:

Variável qualitativa: São as variáveis consideradas como sexo de uma pessoa, cor do cabelo, preferência musical, pois apresentam qualidades (ou atributos) de um individuo, que podem ser variáveis qualitativa ordinal onde essas características podem ser colocadas em ordem, como o grau de instrução (Fundamental, Médio, Superior) e etc. Ou ainda qualitativa nominal quando não é possível organizar tais informações em ordem.

Variável quantitativa: Quando as características que se está sendo estudada podem ser representadas de forma numérica, chamamos essas variáveis de quantitativas, por exemplo: altura de uma pessoa, idade, número de irmãos e etc. Elas ainda podem ser classificadas como quantitativa discreta quando os números são inteiros, como em uma contagem simples, ou quantitativa contínua onde os valores são números reais, como na variação de altura entre pessoas que podem ser apenas alguns milímetros.

Veja o esquema a Seguir:

Os dados estatísticos podem ser organizados em uma tabela, onde está é disposta de Título, linhas e colunas. Veja um exemplo abaixo:

Autor: Prof. Caitano José da Silva

Referências: Dante, Luiz Roberto. Matemática: contexto & aplicações.2.ed.-São Paulo:Ática,2013.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Siga-nos nas Redes Sociais

Total de visualizações

Seguidores

Traduzir o Blog

Fale conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *